Com a globalização econômica e o avanço técnico-científico, o meio empresarial ficou cada vez mais competitivo. Diante desse cenário, as empresas necessitam de mais agilidade, capacidade de inovação e adaptação, além do constante aprimoramento de seus setores. Para isso, fortalecem-se, cada vez mais, os sistemas de gerenciamento de projetos, a fim de gerir empreendimentos temporários, únicos e multifuncionais, que caracterizam o processo de implantação de estratégias, adaptação, inovação e aprimoramento.
O sucesso de um projeto está relacionado de forma intrínseca com o cumprimento de prazos, orçamentos e nível de qualidade desejados, e o atendimento de expectativas dos clientes, órgãos reguladores e ambientais.
Uma gestão de projetos bem-sucedida exige planejamento e coordenação extensivos. A abordagem mais difundida acerca do assunto é do Project Management Institute – PMI®, que considera que a gestão de projetos é realizada por meio de um conjunto de processos definidos como uma série de ações para obtenção dos resultados desejados. Esses processos podem ser organizados em cinco grupos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento) com um ou mais subprocessos.
Na década de 50 surgiram as primeiras ferramentas para auxiliar no planejamento e execução de projetos. O MS PROJECT é um dos mais modernos aplicativos voltados para o gerenciamento de projetos, onde se pode planejar, especificar, implantar e acompanhar o desenvolvimento de qualquer tipo de projeto. As informações podem estar representadas graficamente ou através de relatórios customizados.
A UNIJORGE realiza, semestralmente, uma mostra de Projetos Integradores. Nosso grupo decidiu desenvolver o protótipo de um Braço Mecânico Hidráulico, com tema fundamentado na Robótica, a fim de explicar e exemplificar o Princípio de Pascal, além de mostrar os benefícios dos braços mecânicos em todos os âmbitos da sociedade. Para o gerenciamento desse projeto foi utilizado o MS Project, o que nos ajudou a atingir êxito em nossas atividades.
A partir da Tabela de Tarefas (FIG. 01), uma das representações gráficas que podem ser geradas e visualizadas é o Gráfico de GANTT (FIG. 02), que apresenta a relação entre as atividades (atividades predecessoras), e das atividades com o calendário, permitindo vizualização de como está o andamento do projeto cronologicamente. Outra representação é o Diagrama de Redes (FIG. 03), o qual mostra a relação lógica entre as tarefas, apresentando a duração das tarefas (quanto tempo será fornecido para que aquela atividade seja finalizada), mas não sua relação com o calendário.
Fig. 02 - Gráfico de Gantt
Fig. 03 - Diagrama de Redes
EquipeEssas são simples exemplificações, dentre uma gama de informações que podemos gerar e extrair desse aplicativo. Não há dúvidas do quanto o MS Project pode auxiliar no gerenciamento efetivo de projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário